Reunião de Direção 31-03-2023

31/03/2023
Reuniões-de-Direção.png

ATA Nº 50

Realizada por videoconferência e com a presença de todos os membros da Direção e Diretor Executivo.

1 – Sell-Out

Xavier Blacafort (VET-EVIDENCE) foi convidado a parcipar no início da reunião para fazer mais uma exposição sobre a evolução dos contatos com Distribuidores nacionais para recolha de dados de mercado.

Dessa exposição ficou claro que este projeto só será viável numa 1a fase para os animais de companhia.

Contudo, a adesão de todos os distribuidores mais relevantes não está ainda assegurada. VET-EVIDENCE contactará APIFVET quando a situação esver mais clarificada no que se refere à recolha de dados na cadeia de distribuição.

 

2 – Seleção de agência de comunicação

Analisadas as propostas apresentadas, foi decidido que devido à forma algo diferenciada como as propostas foram apresentadas, serão convidadas a fazerem uma apresentação na reunião de 28 de abril as seguintes Empresas.

CRIATIVE MINDS
ARTMADESIGN
CATIA FRANCO

A proposta de Mónica Pires foi excluída por não responder à totalidade dos serviços solicitados.

 

3 – Formação em Farmacovigilância

Constada a dificuldade em encontrar formadores sobre esta temática no setor da saúde animal, serão mantidas pesquisas de formadores qualificados e o Diretor Executivo foi encarregue de convidar a AHE para participar nesta ação de formação, questionando igualmente a Associação Europeia sobre pessoas qualificadas ao nível da EMA.

 

4– Survey sobre resistências antimicrobianas

Assegurado que a única Associada que ainda não respondeu a este Survey o fará no decurso da próxima semana.

 

5 – Survey salarial

Clarificado que a data de referência de recolha de dados do Survey será 31 de março.

 

6 – Survey POM nonPOM antriparasitários e inseticidas

O Diretor Executivo foi encarregue de enviar este Survey (solicitado por AHE) para a coordenadora do GT AR.

 

7 -Projeto Legislativo de execução do Regulamento Europeu

Considerando a iminência de poder ser colocado em consulta pública um projeto legislativo não muito diferente do último draft que foi remetido à APIFVET, foi solicitado ao Diretor Executivo que contate ABREU ADVOGADOS para preparação de uma resposta que sublinhe os argumentos da indústria farmacêutica nomeadamente no que se refere ao tem do mercado paralelo.

Por outro lado, não tendo sido recebida resposta ao pedido de audiência no Ministério da Economia, foi solicitado ao Diretor Executivo que fizesse novo contato com o chefe de gabinete do Ministro sublinhando a importância do tema e insistindo na resposta ao pedido de audiência.

 

8 – Novas funções de Mário Hilário na Zoetis

Mário Hilário foi calorosamente parabenizado pelos restantes membros da Direção e Diretor Executivo pela sua promoção na Zoetis, mas consideram os restantes membros da Direção que esta situação altera os pressupostos que levaram à criação da lista candidata às eleições no que respeita à Direção.

Estes pressupostos tinham por base a liderança de Mário Hilário como Presidente da Direção em representação da Zoetis.

Sendo estatuariamente as Associadas que são eleitas – com indicação dos respetivos representantes – a promoção de Mário Hilário que implica a sua saída do país altera os pressupostos da candidatura inicial e existe o risco do novo representante da Zoetis, independentemente das suas qualificações poder ter normais limitações de liderança associativa.

Nesse sentido, os membros da atual Direção solicitaram ao Diretor Executivo para pedir esclarecimentos junto de ABREU ADVOGADOS sobre a possibilidade de serem realizadas eleições com alteração da candidatura de Presidência por parte da Zoetis.

A Direção