Reunião de Direção 24.06.2022

24/06/2022
Reuniões-de-Direção.png

ATA Nº 39

Em 24 de junho de 2022 pelas 15,00 horas reuniu a Direção da APIFVET nas instalações da Associação.

Por razões profissionais Ana Costa participou por videoconferência.

Diretor Geral esteve igualmente presente.

Aprovada a Ata da Reunião de Direção de 3 de junho, o Presidente da Direção iniciou de imediato os trabalhos segundo Ordem de Trabalhos previamente decidida:

 

1 – Criação de “task force” sobre consumo de antibióticos

Ponderada a criação desta “Task force” nos seguintes termos:

Considerando ter sido a DGAV a propor verbalmente aos membros do Grupo Bilateral a criação desta “task force” a Direção considera que um grupo de trabalho sobre um tema desta relevância deve envolver outros “stakeholders”.

Assim, foi decidido transmitir à coordenadora do GT AR e membro do Grupo Bilateral – Carla Silva – para em próxima reunião do GB transmitir esta posição da APIFVET.

Não cabe à APIFVET a indicação dos stakeholders que deverão participar, mas verbalmente os membros da Direção responsáveis pelo Pelouro dos Assuntos Regulamentares falarão com a coordenadora do GT AR sobre a melhor forma deste assunto ser debatido em próxima reunião do GB.

 

  • – Legislação de Execução Nacional – Regulamento Europeu

O Presidente da Direção informou sobre contatos mantidos com Drª Joana Leal             – Ministério da Agricultura – na sequência da reunião realizada em 23 de maio.

Feito o ponto de situação dos contatos agendados na reunião de 3 de junho,  que se materializarão em próximas reuniões e videoconferências com alguns desses Parceiros.

No decurso da própria reunião o Diretor Geral informou de um mail acabado de receber da Drª Joana Leal sobre a temática da PEMV debatida na reunião de 23 de maio.

De imediato a Direção tomou as necessárias decisões para que com a maior brevidade possível fosse dada resposta ao mail recebido.

 

  • 10º Encontro de Formação da OMV

Tendo já sido transmitida a disponibilidade da APIFVET de participar neste Encontro Internacional, foi decidido sugerir à OMV a criação de um painel “Uma Só Saúde” com representantes dos setores da saúde animal, saúde humana e ambiente, com um moderador.

 

Solicitado ao Diretor Geral que informasse a OMV desta proposta com indicação de que, caso seja aceite, posteriormente serão feitos convites a participantes neste Painel.

  • – Estatísticas de Mercado

Analisada proposta de custos da TECNIBITE para reformulação da plataforma trimestral que permita análise MAT ou YTD.

Foi decidido fazer uma contraproposta com análises MAT e YTD

Uma vez mais foi referida a necessidade desta plataforma ser completamente reformulada através de um projeto a orçamentar e concretizar em 2023.

 

Na sequência deste debate os responsáveis por este Pelouro – Estatísticas de Mercado-expressaram interesse em retomar contato com VET-EVIDENCE sobre a eventualidade de criação de um sistema de analise do mercado “ Sell- Out”

 

  • – REUNIÕES NA AHE

O Diretor Geral fez uma exposição verbal sintetizando os aspetos mais relevantes das várias reuniões em que participou na AHE e que já tinham sido anteriormente reportadas por mail aos membros da Direção

 

  • – PFAS Restritions

Trata-se de um tema conhecido e internamente debatido em várias Associadas multinacionais.

Considerado que o tema não está suficientemente amadurecido para debate interno.

Contudo, tratando-se de um tema transversal à saúde animal e saúde humana, poderá ser uma “ponte” para posteriores contatos com a APIFARMA.

O Diretor Geral informou que contatos desta natureza já foram feitos pelas nossas congéneres de Espanha e Itália, mas o setor da saúde humana não considera este tema prioritário.

 

Medidas Transitórias:

Ficou definido que o Bilateral apresentará na próxima reunião com a DGAV (07.07.2022) a preocupação do atraso da apresentação e publicação do novo Decreto Lei de Execução Nacional e propor como medida o prolongamento do Despacho transitório.

Não havendo mais temas na Ordem de Trabalhos, o Presidente encerrou a reunião pelas 17 horas.

 

Mário Rui de Sampaio Hilário

Inês Margarida da Silva Perdigão

Alexandre Vicente Domingues

Maria da Graça Costa Palma

Ana Isabel Adrega da Costa