Reunião de Direção 22.04.2022

22/04/2022
Reuniões-de-Direção.png

ATA Nº 36

Em 22 de abril de 2022 pelas 15,00 horas reuniu a Direção da APIFVET por videoconferência estando presentes todos os membros da Direção. Diretor Geral esteve igualmente presente.
Aprovada a Ata da Reunião de Direção de 8 de abril, passou-se de imediato à Ordem de Trabalhos proposta pelo Presidente da Direção:

 

1 – Plano de Formação

A Direção decidiu dar prioridade à ação de Formação sobre Boas Práticas de Distribuição tendo analisado as propostas de Empresas de Formação contatadas por Ana Costa.

Tomada a decisão de pré-selecionar a proposta da CESIF embora sujeita a negociação para inclusão de 18 elementos, possibilidade de revisão de preço caso as Associadas da APIFVET pretendam outra ação de Formação para mais elementos do seu staff, clarificação se os custos incluem o aluguer do espaço das ações de formação e clarificação se a faturação é ou não sujeita a Iva.

Definido um plano de ação com a metodologia de informação às Associadas desta ação de formação.

Embora estando na Ordem de Trabalhos a análise do Plano de Formação bianual foi decidido que este debate será feito em próxima reunião de Direção.

 

2 – Novo Regulamento Europeu de MV

A inexistência de legislação nacional coloca um conjunto de questões identificadas pelas Associadas num “ survey” feito às empresas pela coordenadora do GT AR.

A coordenadora do GT AR está a sintetizar tais questões que até final de abril deverão ser remetidas pelo DG para a DGAV.

 

3 -Plano de Comunicação

 Os responsáveis pelo pelouro de Comunicação (interna e externa) apresentaram o Plano de Comunicação para este biénio.

Face à legitima ambição expressa no referido Plano, com ações relevantes ( ex:  realização de Congresso APIFVET )  que dêem maior “empowerment” à APIFVET foi colocada a questão de serem criadas receitas não orçamentadas  provenientes de participação de terceiros que permitam ressarcir a Associação destes custos adicionais. Tendo o Diretor Geral participado na reunião preparatória deste Plano, foi atempadamente solicitado parecer jurídico que concluí poder a Associação recorrer a este tipo de receitas.

Contudo, tal como relativamente ao Plano de Formação, foi considerado pertinente analisar e executar as ações mais prioritárias, embora na sua generalidade o Plano apresentado tenha obtido o consenso da Direção.

Nestas ações prioritárias está a revisão das ferramentas de comunicação atualmente disponíveis ( website, linkedIn, clippings de comunicação ) bem como diferentes ações que melhorem os centeúdos e formas  de comunicação interna e externa .

Neste sentido, foi decidido solicitar a presença da GUESS WHAT na reunião de Direção de 6 de maio, tendo sido solicitado ao Diretor Geral para previamente brifar o partner da agência dos objetivos dessa reunião, podendo ela própria aportar propostas concretas que vão no sentido dos objetivos de comunicação expressos no Plano aprovado nesta reunião de Direção.

A Direção não exclui contatos com outras agências de comunicação para comparação de propostas de trabalho no próximo biénio.

 

Contatos Institucionais

O Presidente da Direção informou ter sido enviada carta à Ministra da Agricultura solicitando audiência, que aguardamos tenha breve resposta.

Graça Palma informou ter feito contato com a OMV que confirmou receção da nossa carta de pedido de reunião, à qual já teria respondido com aceitação e proposta de data para a reunião, mas tal informação não foi ainda rececionada na APIFVET.

Embora estando na Ordem de Trabalhos um Ponto sobre as Estatísticas de Mercado, devido ao adiantado da hora o Presidente da Direção deu a reunião por encerrada solicitando que este Ponto fosse colocado na Ordem de Trabalhos da reunião agendada para 6 de maio às 15 horas nas instalações da APIFVET.

Antes de terminada a reunião, o Presidente da Direção solicitou ao Diretor Geral que face ao conjunto de tarefas acordadas nesta reunião e não passíveis de detalhar numa Ata desta natureza, que após cada reunião de Direção passe a ser feito um planeamento com descrição das ações, referência do responsável pela ação e timing de execução

Não havendo mais temas na Ordem de Trabalhos, o Presidente encerrou a reunião pelas 17 horas.

 

A DIREÇÃO

Mário Rui de Sampaio Hilário

Maria da Graça Costa Palma

Alexandre Vicente Domingues

Ana Isabel Adrega da Costa

Inês Margarida da Silva Perdigão