Reunião de Direção 10-03-2023
ATA Nº 48
Em 10 de março de 2023 pelas 15 horas reunião a Direção da APIFVET por videoconferência com a presença de todos os membros da Direção e do Diretor Executivo.
Face à prévia proposta de Ordem de Trabalhos por parte do Presidente da Direção, deu-se de imediato início aos trabalhos agendados:
1 – Jornadas sobre Medicamentos Veterinários – Resistências antimicrobianas
Foi decidido em anterior reunião de Direção que o Diretor Executivo participaria nesta Jornadas realizadas em Madrid no dia 9 de março sob o patrocínio da Fundacion Ramom Areces devido à presença da DGAV – Dra. Inês Almeida – que iria fazer uma apresentação em nome da Agência Nacional.
José Carapeto fez uma exposição sobre o conteúdo das Jornadas e nomeadamente da apresentação da Dra. Inês Almeida com quem houve a oportunidade de dialogar sobre questões de âmbito interno relacionadas com o projeto de decreto lei de execução nacional ( DLEN ) do Regulamento Europeu de MV .
2 – Representação da APIFVET na Cerimónia de Abertura do 10o Encontro de Formação da OMV.o
Presidente e Vice-Presidente aceitaram os convites que lhes foram formulados e estarão presentes neste evento em representação da APIFVET.
Entretanto foi solicitado ao Diretor Executivo que contacte a OMV no sentido de que o stand que está atribuído à Associação possa ser substituído por outra forma de presença institucional da APIFVET nesse Encontro.
3 – Projeto Legislativo de Execução Nacional
Remetido o Parecer de ABREU ADVOGADOS para a DGAV, MAA e MEM sob o tema do “Mercado Paralelo”. Foi considerado importante sublinhar de novo junto da Dra. Inês Almeida quais os aspetos desse Parecer que a APIFVET considera mais relevantes e dissonantes com o posicionamento da DGAV.
Decidido pedir apoio técnico à coordenadora do GT AR para que fosse preparado um “Position Paper” sublinhando tais situações.
Foi decidido que o Parecer de ABREU ADVOGADOS sobre Comércio Paralelo seja partilhado com as Associadas.
4 – Estudos de Mercado
Na sequência da decisão tomada em reunião de Direção de 10 de fevereiro, foi decidido agendar reunião com TECNIBITE ma semana com início em 27 de março.
Ana Costa representará a Direção na renegociação contratual com a TECNIBITE, assessorada pelo Diretor Executivo.
Foi ainda tomada a decisão de numa próxima reunião de Direção organizar uma videoconferência com o Diretor Executivo da CEESA para que seja feita uma exposição sobre as vantagens de adesão da APIFVET aderir a este projeto, com o tratamento de informação estatística do mercado português relacionado com as Associadas da APIFVET.
José Carapeto irá contatar o seu colega da Associação italiana procurando conhecer as caraterísticas de adesão desta Associação à CEESA.
5 – “Survey” sobre venda de antibióticos
Inês Perdigão fez uma exposição sobre os últimos desenvolvimentos deste projeto, nomeadamente no que se refere à divulgação de guidelines que eliminem possíveis dúvidas de Associadas no preenchimento do formulário de recolha de dados.
6 – Comunicação
O Presidente da Direção alertou para a necessidade de em próxima reunião ser tomada decisão sobre uma short list de empresas ou profissionais de comunicação a selecionar para entrevistas a realizar com urgência, pois até final de abril novo prestador de serviços na área de Comunicação deve estar selecionado.
Entretanto foi decidido preparar um artigo com o Balanço de Atividades de 2022 assinado pelo Presidente da Direção.
O Diretor Executivo irá preparar um projeto para apreciação pelo Presidente.
No final da reunião o Diretor Executivo comprometeu-se a preparar uma proposta do Relatório e Contas de 2022 até final do dia 14 de março.
Agendada reunião por videoconferência em 16 de março às 14 horas .