Reunião de Direção 02.09.2022

02/09/2022
Reuniões-de-Direção.png

ATA Nº 40

 

Em 2 de Setembro de 2022 pelas 15,00 horas reuniu a Direção da APIFVET por videoconferência com a participação de todos os membros incluindo o Diretor Geral.

Aprovada a Ata da Reunião de Direção de 24 de junho, o Presidente da Direção iniciou de imediato os trabalhos segundo Ordem de Trabalhos previamente decidida:

 

1 – Legislação de Execução Nacional do Regulamento Europeu

O Presidente da Direção informou dos contatos mantidos com a assessora da Ministra da Agricultura Joana Leal.

Basicamente mantêm-se contatos entre Ministérios da Agricultura e da Economia não existindo ainda uma proposta legislativa que possa ser apresentada à APIFVET.

Contudo a pré-apresentação do projeto legislativo será feita à APIFVET, logo que ambos os Ministérios acordem num texto consensual.

Todos os membros da Direção expressaram preocupação pela clarificação das medidas e período transitório até entrada em vigor do novo diploma (ainda em discussão inter-ministerial ).

Assim, foi decidido solicitar uma reunião à DGAV – Drª Inês Almeida – para debater este e outros temas que tenham pertinência.

2 – “Task force” sobre consumo de antibióticos 

Este Ponto da Ordem de Trabalhos abrange duas situações:

Resposta sobre a proposta da DGAV de criação de uma “task force” sobre consumo de antibióticos.

Este tema será incluído na reunião a solicitar à Drª Inês Almeida.

Entretanto o Diretor Geral alertou para a adjudicação feita em outubro de 2021 á PKF para ser retomado o “survey” sobre consumo de antibióticos interrompido há uns anos.

Solicitado a José Carapeto para agendar reunião com a PKF com a presença de Alexandre Domingues e Ana Costa no sentido deste projeto ser retomado.

 

3 – 10º Encontro de Formação da OMV

Este ponto foi proposto pelo Diretor Geral para informar que a disponibilidade de envolvimento da APIFVET neste evento foi oportunamente comunicada à OMV – conforme decisão em anterior reunião de Direção- mas continuamos a aguardar a apresentação de um Programa para análise se a proposta da APIFVET (Painel uma Só Saúde) estará ou não contemplada nesse Programa.

  • – SELL-OUT

 

Serão retomados contatos com VET EVIDENCE.

Será dada resposta positiva ao pedido de reunião para 13 de setembro proposto pelo responsável desta Empresa.

Nesta reunião estarão presentes Alexandre Domingues, Mário Hilário e J. Carapeto

5 – Poligrafo Rural

O Presidente da Direção fez uma exposição sobre as conclusões de reunião realizada com vários Entidades do setor em 8 de julho.

Embora existindo alguns aspetos operacionais por esclarecer, a APIFVET renova o seu interesse na participação nesta Plataforma.

Mário Hilário irá contatar Graça Mariano para fazer ponto de situação sobre a evolução deste Projeto desde a reunião de 8 de julho.

 

  • Formação – Prioridade 2022

Mário Hilário pediu para este tema ser colocado na Agenda de Trabalhos da reunião por forma a debater ações de informação/ formação interna a realizar ainda em 2022.

Na sequência de debate de ideias e propostas sobre temas e formas de realização de uma ação com estas caraterísticas, ficou acordado que na próxima reunião de 9 de setembro Graça Palma e Ana Costa apresentarão propostas com temas e timings de realização de um evento com estas caraterísticas.

Nada mais havendo a tratar o Presidente da Direção encerrou a reunião pelas 16,30 h tendo ficado agendada reunião presencial no dia 9 de setembro nas instalações da APIFVET precedida de almoço de trabalho às 13,30 h.

O tema principal dessa reunião será o debate sobre a ação de informação/formação referida no Ponto 6 acima.

 

Mário Rui de Sampaio Hilário

Inês Margarida da Silva Perdigão

Alexandre Vicente Domingues

Maria da Graça Costa Palma

Ana Isabel Adrega da Costa