APIFVET marca presença em discussão sobre produção sustentável de alimentos


Segundo a AnimalhealtEurope, da qual a APIFVET faz parte, o desconhecimento da população e múltiplas opiniões nas redes sociais podem estar na base da falta de confiança nos atuais sistemas alimentares.

Segundo a AnimalhealthEurope, uma população altamente urbanizada, sem contacto com o meio rural, sem conhecimento sobre práticas de produção de animais e sem conhecimento dos valores nutritivos, em associação a uma série de opiniões diversas nas redes sociais sobre escolhas alimentares e dietas, estão a contribuir para acentuar a falta de confiança nos atuais sistemas alimentares e uma confusão sobre dietas saudáveis. Garantir a produção sustentável de alimentos é, por isso, um dos maiores desafios do nosso tempo, paralelamente à educação da população para este tema. Estes foram alguns dos tópicos em discussão no evento anual da AHE, da qual a APIFVET – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica  de Medicamentos Veterinários – faz parte desde 2018 e onde marcou presença a 6 de junho.

O evento reuniu representantes da EFSA – European Food Safety Authority –, da FAO – Food and Agriculture Organization -, da Associação Europeia de Consumidores – EuroCoop -, entre outros representantes de NGO – BirdLife Europe –  e do mundo académico e científico. Os debates convidaram a uma troca de opiniões sobre alimentação, nutrição e agricultura, bem como sobre a percepção pública dividida, as escolhas dos consumidores e como identificar os aspetos relevantes de uma produção animal sustentada a nível europeu e mundial.

O nosso país esteve representado pelo diretor-geral da APIFVET, José Carapeto. “É para nós fundamental participar nestes eventos e trazer para Portugal a discussão de temas tão importantes como os que aqui foram abordados.” Quanto à consciencialização da população, o diretor-geral da Associação refere que “é crucial que as pessoas saibam que atualmente, e cada vez mais, se fala a uma só voz no que respeita à saúde animal e à saúde humana, o que traz mais garantias a todos os níveis. Uma informação objetiva, baseada em fatos cientificamente comprovados e não em mitos urbanos é essencial para uma alimentação sustentada e saudável e a APIFVET quer ter também um papel ativo nesta tarefa”.


Membros da

Política de Privacidade
Todos os direitos Reservados @ APIFVET 2018