Está na altura de dar um reforço à vacinação animal


A realidade pandémica atual veio tornar ainda mais clara a relação entre a saúde animal e humana, tornando-se igualmente evidente o papel crucial que as medidas preventivas podem desempenhar para garantir um regresso da vida “normal”. 

Os inúmeros benefícios da vacinação animal estão também a ser reconhecidos. Com a prevenção de doenças a tornar-se uma necessidade cada vez mais evidente, mais pessoas estão a começar a entender a importância de proteger a saúde animal para o bem-estar humano.

Um estudo recente, feito pela AnimalhealthEurope em oito países europeus, mostrou que a consciencialização sobre os benefícios da vacinação animal está a crescer. 68% dos entrevistados em 2020 dizem que a vacinação de animais de produção ajuda a prevenir doenças que sejam transferidas para as pessoas – em 2016, este valor era de 55%. Por outro lado, 61% defendem que a vacinação regular pode ajudar a reduzir o uso de antibióticos veterinários em animais de produção – contra 55% em 2016.

No geral, a consciência dos benefícios dos medicamentos para animais, incluindo vacinas, é bem vista, com 77% dos inquiridos a reconhecer que animais de produção saudáveis permitem que os produtores criem e forneçam alimentos de maneira sustentável. 

A prevenção de doenças é sempre preferível ao tratamento, e os cuidados preventivos são uma base sólida para o bem-estar animal. Existem muitas práticas e ferramentas que podem apoiar a prevenção de doenças, mas a vacinação continua a ser a forma mais eficaz de prevenir a ocorrência e transmissão de uma determinada doença.

No caso de doenças infecciosas, que podem ser transmitidas entre espécies animais, ou onde os patógenos transportados por animais causam doenças nos humanos, as vacinas veterinárias podem ajudar a quebrar esse ciclo de transmissão.

Por este motivo, continuar a trabalhar em conjunto com as autoridades para garantir uma melhor preparação para a identificação e controlo de doenças no futuro é uma prioridade!

Saiba mais sobre o trabalho que a União Europeia tem vindo a desenvolver ao nível da vacinação animal, nomeadamente no que respeita aos apoios dados aos produtores dos Estados-Membros, no artigo completo “‘Time to give animal vaccination a booster”.

.

Membros da

Política de Privacidade
Todos os direitos Reservados @ APIFVET 2018