“One Health”: promover a saúde humana, animal e ambiental como uma só saúde


—-

No dia em que se celebra o “One Health Day”, a APIFVET alerta para a importância de reconhecer e defender este conceito para um ecossistema saudável e equilibrado.

Tendo em conta estes dados, não é de estranhar que o conceito “One Health” – ou “Uma Só Saúde”, quando traduzimos para a língua portuguesa – ganhe cada vez mais destaque na esfera mediática, política e social. Este conceito é construído a partir da ideia de que a saúde animal, a saúde humana e a saúde do meio ambiente que nos rodeia, fazem parte de um ecossistema que se encontra permanentemente em contacto, o que quer dizer que o que é prejudicial para um, é, em última instância, prejudicial para todo o ecossistema.

Para Mário Hilário, Presidente da APIFVET, “mais do que conhecer este conceito, é importante implementá-lo através da criação de soluções que permitam tirar benefícios da conexão entre humanos, animais e o ambiente. Esta é uma abordagem fundamental a ter em conta na constituição e adoção de políticas públicas, para a prevenção e controlo de doenças.”

Um dos exemplos mais explicativos do impacto que a saúde animal pode ter na saúde humana, e que certamente está presente na memória de todos, é a COVID-19, cujo vírus foi transmitido de animais infetados, e que levantou problemas para a saúde global, numa crise de segurança sanitária. Esta crise de saúde, que se alastrou para os restantes setores, realçou o papel cada vez mais importante da Indústria Farmacêutica Veterinária ao prevenir as zoonoses – doenças e infeções transmitidas naturalmente entre pessoas e animais vertebrados.

Para assinalar este dia, o presidente da APIFVET acrescenta ainda a ideia de que “populações animais saudáveis são cruciais para um ecossistema saudável e equilibrado”.

1. HealthforAnimals. One Health. Disponível em healthforanimals.org/importance-of-animals/one-health/ [acedido a 24-10-2022]

O evento pretende promover a troca de conhecimento e experiências na área, razão que motivou duas abordagens distintas: se por um lado os participantes podem assistir a diversas sessões com a participação de entidades internacionais e oradores de peso da área, por outro, poderão participar em workshops no final das mesmas.

Marcarão presença a International Association of Human-Animal Interaction Organizations (IAHAIO), a Pet Partners, a International Society for Animal Assisted Therapy (ISAAT), a Dogs for Good e a Animal Assisted Intervention International (AAI-Int). Quantos aos oradores convidados, marcam presença João Pedro Fonseca da Escola Cães Guia Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, Eduarda Sousa Pires da Toca a incluir, Maria José Mackaiij e Daiana Ferreira da Kokua.

A organização do Congresso está a cargo da Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social – ÂNIMAIS – e conta com o apoio de parceiros, como a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET).

.